• 4PL
  • Oceano
  • Tecnologia
  • Logística de transporte

O que é um provedor de serviços de logística 4PL?

As logísticas 3PL e 4PL são semelhantes, mas você realmente conhece as complexidades entre elas?

15 de agosto de 2023

O papel de um 4PL

Os prestadores de serviços 3PL tradicionais oferecem serviços de logística transacional utilizando seus próprios ativos ou terceirizando esses ativos em outro lugar. Em contrapartida, um 4PL é um parceiro de logística global dedicado que gerencia as redes dos clientes em seu nome, incluindo transportadoras contratadas, fornecedores, corretores, transportadores e outros grupos importantes. Um 4PL também apoia a digitalização de sua empresa por meio de eficiências operacionais aprimoradas e maior visibilidade da carga.

A terceirização da logística enfatiza a estratégia de longo prazo porque um 4PL organiza e orquestra sua cadeia de suprimentos de ponta a ponta. Eles operam como uma extensão de seu departamento de logística para executar os serviços solicitados com base nos contratos existentes. Um 4PL também o ajudará a identificar novos serviços para atender às suas necessidades quando os contratos não atenderem aos requisitos adequados. Com o passar do tempo, um provedor de serviços 4PL adquirirá um entendimento completo de seus negócios para se tornar parte integrante de sua cadeia de suprimentos.

Um 4PL reconhece quando qualquer evento imperceptível alterará, pelo menos ligeiramente, a situação atual e talvez até mesmo todo o plano. É importante ressaltar que um 4PL pode ajustar os planos quando ocorrer uma interrupção e, ao mesmo tempo, trabalhar em estreita colaboração com os clientes para encontrar soluções que reduzam os riscos em sua cadeia de suprimentos.

Neutralidade

Os provedores de serviços 4PL operam em uma posição neutra, especificamente para aumentar as capacidades comerciais dos clientes. Um provedor de serviços de 4PL não possui ativos físicos (navios, aviões etc.) que possam influenciar sua tomada de decisões, e o relacionamento é caracterizado como mutuamente benéfico, geralmente apoiado por acordos de compartilhamento de ganhos. Essa dinâmica comercial incentiva um 4PL a fornecer a solução de cadeia de suprimentos que seja do interesse do cliente, em vez da solução que ele esteja na melhor posição para fornecer.

Seu parceiro dedicado de logística global

Um 4PL analisará seus desafios e riscos exclusivos para identificar possíveis áreas de melhoria e desenvolver soluções logísticas personalizadas. Uma parceria estabelecida com um 4PL permite que sua empresa se concentre mais em seus principais pontos fortes ou em necessidades urgentes, sejam elas estratégias de vendas, expansão de mercado ou qualquer outra coisa. Sem se preocupar com o gerenciamento da logística, você fica livre para alocar recursos e impulsionar o crescimento em outros lugares.

Precisa de um parceiro de logística global?