• Notícias da empresa
  • Comércio
  • Eventos mundiais

Participando do projeto FENIX da UE

OIA Globalparticipou da assembleia geral do projeto FENIX em Bruxelas, na Bélgica.

27 de fevereiro de 2023

O que é o Projeto FENIX?

A FENIX criou a infraestrutura, chamada de "FENIX Connector", para ajudar a desenvolver a primeira arquitetura europeia federada para o compartilhamento de dados. Até o momento, o projeto criou uma rede para trocar dados e coletar recursos entre 11 locais-piloto diferentes.

Lançada em 2019, a primeira fase do projeto FENIX foi uma iniciativa de quatro anos para apoiar o desenvolvimento, a validação e a implantação de sistemas de informações digitais em toda a rede de transporte principal da União Europeia. A configuração do projeto permitiu que parceiros B2A (business-to-administration) e B2B (business-to-business) compartilhassem dados em plataformas preexistentes e futuras, com 45 beneficiários totais recebendo fundos, incluindo embarcadores, prestadores de serviços de logística e autoridades portuárias.

Os parceiros do projeto se reuniram em uma assembleia geral em fevereiro de 2023 para marcar o fim de uma primeira fase bem-sucedida com uma programação de uma semana de conferências e apresentações. A P&G (Procter & Gamble) sediou o evento em seu Centro de Inovação Empresarial em Bruxelas, que contou com a presença de diversos participantes de projetos de otimização logística.

Envolvimento da OIA

A P&G foi uma das várias organizações que receberam financiamento para um site piloto, com seu site localizado em Willebroek, na Bélgica. Como prestador de serviços 4PL (fourth-party logistics, logística de quarta parte) da P&G, o site OIA Global desempenhou um papel fundamental por mais de três anos, especialmente em vários projetos voltados para os "pontos cegos" da cadeia de suprimentos:

• Maior visibilidade para os movimentos de contêineres que são fechados em terminais de contêineres internos à medida que se deslocam para o porto de carregamento.
  • Troca de documentos usando tecnologias de blockchain para solicitar e receber certificados assinados digitalmente da câmara de comércio.
  • Transparência das emissões de CO2 e NOx nas rotas comerciais atuais.

Jelte Tempelaars, diretor global de 4PL e 5PL, e Jessica Morgan, líder de qualidade e melhoria contínua de 4PL, participaram da assembleia geral do projeto FENIX em Bruxelas.

O site piloto de Willebroek resultou em cinco casos de uso bem-sucedidos que agora foram totalmente testados, implantados e estão sendo implementados nas operações diárias da P&G. Além disso, o OIA Global 4PL está trabalhando para aprimorar continuamente os recursos dessas ferramentas e, eventualmente, ampliar sua capacidade de uso para os locais de exportação da P&G em toda a Europa.

A OIA continuará fortemente envolvida com a FENIX à medida que a segunda etapa do projeto for iniciada. As iniciativas em andamento e futuras incluem a reciclagem de contêineres de exportação para importações, a fim de reduzir o número de viagens do depósito ao terminal e o uso de barcaças elétricas para transportar contêineres do terminal ao porto.